Filme "Afghan Cycles" em Lisboa

Filme "Afghan Cycles" em Lisboa

7.00

26 de Junho, às 19h30, no Cinema Ideal

Numa extensão do Festival de Cinema de Aventura, a Nomad exibe no Cinema Ideal o filme “Afghan Cycles”, da realizadora Sarah Menzies. O filme é exibido com legendas em inglês.

Que distância percorrerias para andar de bicicleta? Seguindo uma nova geração de jovens ciclistas afegãs, Afghan Cycles usa a bicicleta para contar uma história sobre os direitos das mulheres - direitos humanos - e as lutas enfrentadas pelas mulheres afegãs. Da discriminação aos abusos, passando pelo silenciamento opressivo das suas vozes em todos os aspetos da sociedade contemporânea, estas mulheres andam de bicicleta apesar das barreiras culturais, apesar das infraestruturas existentes, e apesar das ameaças de morte. Abraçam o poder e a liberdade que este desporto traz.

Afghan Cycles segue membros da Equipa Nacional de Ciclismo em Cabul, bem como jovens ciclistas da região de Bamiyan que usam bicicletas de montanha para ir à escola e fazer recados. Para todas elas a bicicleta é um símbolo de liberdade, mas por vezes o perigo e os obstáculos podem ser demais. Percebemos isso quando uma das personagens principais foge para França para garantir uma situação e futuro melhores para ela e para a sua família.
-
Esta exibição é produzida pelo Manifesto. Um laboratório de ideias da Nomad, que reflecte sobre o que a viagem nos pode ensinar. 

sold out
Comprar