Positive News

 
26730590_10155406259734891_4582713395912445116_n.jpg

A ausência de notícias é quase sempre considerada como uma boa notícia. Um prenúncio oriundo da falsa crença de que apenas as tragédias vendem jornais. Mas, numa era marcada pela apatia e pelo desencanto em relação ao futuro, as boas notícias não são apenas bem-vindas, mas necessárias.

A revista Positive News surgiu em 1993 para ajudar a colmatar esta falha no jornalismo. Mais do que apenas expor boas notícias, esta publicação quer inspirar-nos a criar a mudança positiva que desejamos ver no mundo. 

"Positive News is the constructive journalism magazine. We offer quality, independent reporting on progress and possibility. As a magazine and a movement, we are changing the news for good."

Nas últimas duas décadas, esta publicação tem sido pioneira na forma despretensiosa com que retrata histórias de cooperação, inovação e criatividade. Uma visão diferente na forma de fazer jornalismo que já inspirou jornais como o The Guardian a explorarem notícias que nos convidam a agir e a procurar soluções.

“Our social purpose comes first, but we also want to show the industry that constructive journalism and co-operative ownership make good business sense too”

Para Seán Dagan Wood, editor da Positive News, é fundamental construir uma comunidade que vá de encontro à missão que querem cumprir. Uma ideia que transmitiu recentemente no podcast da Stack sobre como as revistas independentes podem fazer a diferença. 

“What we hear is that people want trustworthy journalism that tackles important issues but doesn’t leave them feeling completely hopeless”

Inicialmente em formato de jornal, a Positive News começou a ser impressa como revista para ir de encontro aos valores de slowness defendidos pela publicação.

‘Newspaper is more throwaway. And it’s less about how something is presented. We wanted to do justice to our journalism and vision of our organization, and to create something with content that’s got deeper value.’ disse Wood à Magculture

Com o formato e as ideologias em sintonia, a revista Positive News juntou-se a publicações como a Delayed Gratification na partilha de notícias que se lêem com calma, mas com determinação. Um bom presságio para o futuro do jornalismo construtivo. 

A edição número 92 da Positive News explora o conceito de vícios e como os podemos vencer. Desde a história do multimilionário que ofereceu a sua fortuna, ao alcoólico que desenhou uma aplicação para superar o vício, esta edição da Positive News está repleta de relatos de mudança capazes de nos fazer olhar o mundo com uma nova perspectiva.