7 dias, uma revista: A.MAG

 
IMG_20170912_115745.jpg

 

A edição 11 da revista portuguesa A.MAG apresenta-nos o trabalho desenvolvido por três ateliers de arquitectura austríacos: Bechter Zaffignani, Bernardo Bader e Innauer Matt. Os projetos seleccionados reflectem uma arquitectura simples que usa o rigor construtivo e a sustentabilidade como pilares. 

 

O que gostámos de ler: Austria or the trivialization of quality

Ao longo deste artigo, o arquitecto José Manuel Pedreirinho reflete sobre a importância dos pormenores e da técnica na arquitectura moderna.

"Habituados que estamos, cada vez mais, à espectaculosidade de muitas das obras de arquitectura que se vão publicando, a primeira surpresa com que aqui nos confrontamos é seguramente a quase banalidade de muitas das volumetrias destes edifícios, que anda a par com uma surpreendente qualidade de execução atingida por muitas obras de arquitectura de alguns países. Refiro-me a obras como as já documentadas em passados números da AMAG em casos como os da Suíça, ou agora da Austria. Uma qualidade de execução que por vezes quase roça a artesanais, no minucioso trabalho dos materiais, no profundo conhecimento das suas características mas também da capacidade de os reinventar e adaptar às novas tecnologias permitidas pela mecanização."

 

Os projetos de arquitectura que mais gostámos de conhecer

 

  • P House - Oberes Inntal, Tirol. Austria

A P House foi construída pelo atelier Bechter Zaffignani, num solarengo planalto, a uma altitude de 1040 metros. O principal objectivo neste projeto foi aproveitar ao máximo a paisagem natural que rodeia a casa para que os residentes consigam apreciar a passagem das estações do ano na natureza sem precisarem de sair de casa.

 

  • House Kaltschmieden - Deren. Austria

Bernardo Bader projectou esta casa com o desejo de retratar uma normalidade poética, respeitando a construção tradicional da casa e a sua envolvente.

 

  • Moutain Chapel Wirmboden 

O atelier Innover Matt Architects desenvolve uma arquitectura que proporciona ambientes relaxados através de formas simples. Em Bregenzerwald, um vale alpino na Austria Ocidental, construíram uma capela de linhas básicas para os agricultores locais pudessem ter um lugar de celebração e reflexão.

"A luz difusa do dia cai através de uma abertura no cume do telhado, em aço inoxidável, para brincar com a janela azul clara do altar, criando uma atmosfera etérea e contemplativa."

 

Captura de ecrã 2017-09-13, às 12.58.53.png

A A.MAG está disponível no nosso quiosque e loja online