3 livros sobre o futuro e a arquitectura

 

As cidades onde vivemos e os espaços que habitamos são parte de nós e do que aspiramos ser. Movidos por esta ideia utópica de mudança, seleccionámos 3 livros que nos inspiram a estar mais perto da natureza, das nossas raízes e do futuro que queremos alcançar amanhã.

The Tale of Tomorrow - Utopian Architecture in the Modernist Realm

Movida por visões idealistas do que seria o futuro, a arquitectura utópica nasceu com o propósito de acabar com as divisões sociais e políticas, usando a natureza como enaltecedora da qualidade de vida que todos sonhamos ter.

O livro The Tale of Tomorrow mostra-nos o trabalho de alguns dos melhores arquitectos e pensadores do século XXI, de Oscar Niemeyer a Le Corbusier, de Louis Kahn a Eero Saarinen. À medida que serpenteamos por cada uma das suas obras, somos levados a repensar o significado de utopia e, simultaneamente, a repensar como podemos desenhar e construir um mundo melhor.

Hide and Seek - The Architecture of Cabins and Hide-Outs

Cabanas com vista para a floresta, refúgios nas montanhas e casas de verão à beira-rio são algumas das propostas do livro Hide and Seek para quem procura viver em sintonia com a natureza de forma simples, mas sofisticada. Através de estruturas imaginativas que combinam a arquitetura tradicional com os gostos modernos, o livro Hide and Seek mostra-nos como podemos encontrar o conforto e o aconchego do lar em abrigos remotos capazes de trazer calma e equilíbrio ao dia-a-dia agitado das cidades. 

Scandinavia Dreaming - Nordic Homes, Interiors and Design

Pode dizer-se que o realismo do design nórdico tem duas personalidades. Por um lado, é influenciado pela luz, pela necessidade de simplicidade e pela abertura ao exterior. Por outro, podemos sentir sempre um toque de sofisticação e tradição. Este equilíbrio entre minimalismo e justaposições, natureza e modernidade e intemporalidade e tradição são o que tornam o design nórdico tão desejado.

O livro Scandinavia Dreaming apresenta-nos como estes constrantes se manifestam na arquitectura e no design de interior para criar uma casa convidativa e contemporânea. Ao longo do livro podemos inspirar-nos no trabalho de alguns dos designers mais conceituados da sua área.