Family Business

 

"A master in the art of living draws no sharp distinction between his work and his play; his labor and his leisure; his mind and his body; his education and his recreation. He hardly knows which is which. He simply pursues his vision of excellence through whatever he is doing" L. P. Jacks

O livro Family Business da marca Patagónia apresenta-nos novas filosofias de educação baseadas na ideia de que as crianças estão integradas no quotidiano dos seus pais, criando uma nova dinâmica familiar que tem como base a curiosidade, a comunidade e o crescimento. O Great Pacific Child Development Center, aberto desde 1983, providencia apoio educacional de alta qualidade aos colaboradores da Patagónia. 

Este livro é o seu manifesto e manual de princípios, mostrando como podemos aplicar esta filosofia de forma simples e convidativa.

Tudo começou em 1983, ano em que a Patagonia se tornou numa das primeiras empresas dos Estados Unidos a criar um centro de desenvolvimento infantil no local de trabalho. Numa época em que as mulheres ainda se viam obrigadas a escolher entre a família e a carreia, as vantagens em criar um espaço para as crianças dentro da empresa eram imensas.

"I had worked on my own for years,  and I knew I could take care of myself, but nothing prepared me for the isolation and exhaustion of being a working mother." Malinda Chouinard

Mais do que criar um local onde as mães pudessem deixar os filhos durante as horas de trabalho, o objetivo da Patagónia era estimular a cultura familiar num ambiente similar ao de uma aldeia, convidando as crianças a brincar no exterior e a estarem integradas no quotidiano dos pais. 

"It is our desire to reduce wasted childhoods, which we believe is the norm for American child today. A child's work is play. It is not a child's work to be taught; it is his work to learn. It is not valuable for children to spend their days being entertained; it is their job to use their imagination, and in doing so not only learn, but enjoy themselves."

Ao verem as crianças como seres curiosos, a Patagónia privilegia o erro, a vontade de arriscar e o desejo de experimentar algo novo e diferente como parte do processo de crescimento.

"Americans confuse toys with playing, teachers with learning, and parenting with supervising. (...) Children seldom get to watch adults at work, which is where most of us are at our best-being grown-ups who like themselves and their lives. Each of us is now a role model."

 
 

Mais do que organizar o tempo das crianças em horas ou minutos, os centros de educação da Patagonia valorizam uma rotina flexível que permita às crianças apreciarem os seus dias deixando-os apreciarem a simplicidade dos eventos que os rodeiam, seja fazerem a festa, brincarem na relva ou verem o pai a trabalhar.

 

O livro Family Business está disponível no nosso quiosque e loja online.

Tiago Costa