Os novos contadores de histórias

 

Com o despertar das novas tecnologias e a proliferação de novos canais de comunicação digitais, os jornais e a imprensa escrita viram-se obrigados a olhar para o passado e, acima de tudo, a repensar o futuro. O tempo e o espaço medem-se de forma diferente do que há cinquenta anos atrás. Obrigando as notícias a acompanhar o passo sem perder a essência e a qualidade. Porque apesar da comunicação ser hoje extremamente veloz, quase instantânea, nunca foi tão necessário ponderar sobre a forma como narramos a actualidade e como a consumimos. 

No livro Designing News, o conceituado designer editorial Francesco Franchi partilha a sua visão do futuro do jornalismo e da indústria mediática, analisando como podemos contar histórias e noticiar um evento sem nos perdermos no excesso informativo .

Com este livro Francesco Franchi salienta a necessidade dos meios de comunicação se tornaram plataformas credíveis, aliando o poder do storytelling aos diversos canais tecnológicos que moldam a forma como percepcionamos o mundo.

"For Franchi, reporting is not merely filing a story once, but rather telling a continuous narrative in a way that is most relevant for a broad range of traditional and digital media—from breaking news to analysis, from interviews to commentaries, and from photo essays and illustrations to information graphics and interactive visualizations of data. In this book, Franchi explains the ramifications of this development and how newspapers can become credible, comprehensive news brands."

 
 

A mudança é sempre um salto no escuro. Um momento de receio que, frequentemente, apela ao velho do Restelo que existe em nós. Mas, mais do que um capricho ou um desejo futurista, a necessidade dos jornais e da imprensa escrita se modernizar é acima de tudo uma necessidade pela sobrevivência. Porque apesar da imensa informação existente online, os jornalistas, designers e investigadores nunca foram tão importantes. Há fragmentos de notícias e opiniões a inundar diariamente os nossos feeds nas redes sociais, ruído digital mascarado de conhecimento. Através de infografias, imagens, palavras, fotografias e investigações, os media são agora os responsáveis por ordenar este caos informativo com imagens, vídeos, infografias e palavras que culminam numa narrativa completa com princípio e fim

"Just as a map is a tool created to help you find your way around in unfamiliar territory, newspapers could become a tool to help people find their way around information, which is increasingly abundant, but also increasingly inarticulate and disperse. They could rebuilt relationships, reconnect events that are apparently distant and poorly understood".

 

 
 

Para Francesco Franchi, o design de um jornal ou revista tem o poder de transformar imagens e gráficos em ferramentas que enriquecem uma história, tornando informações detalhadas e cronologias em parte de uma narrativa plena em conteúdo de qualidade esteticamente apelativo. 

"A photography or a clear and intelligible infographic could communicate as much information in an instant as a 500-word story that would take several minutos to read. The Guardian had always been a newspaper associated with great writing and reporting. It now had to combine great writing with great design, picture editing and data journalism."

O livro Designing News está disponível no nosso quiosque e loja online.