Manifesto x Velo Culture: Mister Mourão

 

A história desta colaboração é antiga e começou a ser desenhada pela equipa da Nomad e da Velo Culture ainda antes do Manifesto estar nos nossos planos.

Em 2015, começámos a pensar no lançamento de uma colaboração assente numa reflexão sobre as dimensões fundamentais da vida do ciclista e do viajante e agora, finalmente, reunimos as condições para o fazer. A verdade é que, se havia já uma relação simbiótica entre os nossos projectos, esta ainda não se tinha materializado para além das fronteiras físicas das lojas.

 
 
 

Para celebrar esta amizade que une o Manifesto e a Velo Culture, convidámos o Mister Mourão para desenhar uma ilustração em que, explorando um registo distinto do seu habitual, se equilibram os diversos elementos representativos dos cinco pilares desta relação assente na promoção de uma forma mais lenta e contemplativa de pedalar, andar, ver, pensar e comer.

O Vasco foi uma escolha lógica para o arranque do projecto. Brevemente irão perceber melhor porquê.

Preço da ilustração impressa em papel de alta qualidade incluindo um tote bag do Manifesto: 35€ (excluindo portes de envio). À venda na loja de Matosinhos da Velo Culture.

 
 

MISTER MOURÃO (Vasco Mourão)

É um arquitecto com uma tendência para o desenho obsessivo que se transfigurou em ilustrador.

Deambulando num espaço entre a ilustração e a arte, tornou-se famoso pelos seus desenhos feitos apenas com uma caneta e muito tempo, destacando-se o seu trabalho desenvolvido em comissões para a New Yorker e a Apple.

LIMOSA LAPPONICA

A Chalreta (Limosa lapponica) é a mascote da colaboração e uma fonte de inspiração para o que aí vem. Trata-se de uma ave conhecida por ter os registos das maiores distâncias de voo sem qualquer pausa. Em 2007, uma fêmea percorreu em nove dias a maior distância alguma vez registada sem paragens, 11,680 quilómetros entre o Alasca e Nova Zelândia.