Exposição "Talibes . Escravos dos Tempos Modernos"

 

“Talibes - Escravos dos Tempos Modernos” denuncia uma realidade até agora nunca documentada, em que mais de 50.000 crianças são escravizadas e torturadas em falsas escolas corânicas no Senegal.

As imagens expostas mostram pela primeira vez a reportagem galardoada pelo World Press Photo 2016, na categoria Assuntos Contemporâneos, e que venceu também o prémio Picture of the Year International 2016 e o Prémio Estação Imagem.  

Em pleno séc. XXI continuam a existir milhares de escravos no mundo. No Senegal muitos deles são crianças talibé, dos 8 aos 15 anos, forçadas violentamente a mendigar por professores de daaras, supostas escolas religiosas corânicas, que os albergam. Calcula-se que 50 000 vagueiem pelas ruas 8 horas por dia, vivendo sob condições aterradoras, vítimas de abusos e maus tratos.

Graças à denúncia provocada pelo trabalho do fotojornalista Mário Cruz, várias crianças talibes foram resgatadas de uma vida de escravatura. Estas imagens são não só um apelo à acção como também uma celebração do poder do fotojornalismo. 

28 Janeiro a 19 Abril 2017
mecenas da galeria: Nomad - Viagem Aventura

 

Mário Cruz esteve presente no Fórum FNAC acompanhado pelo jornalista Fernando Alves que fez a apresentação do livro homônimo da exposição, editado pela FotoEvidence. Um evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.